quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Quebra-cabeças

          "Consegui mais uma!", ou "essa encaixou direitinho aqui", e ainda "acheeeei!" - são expressões que tenho dito com frequência. Resolvi há alguns dias montar um quebra cabeça de 500 peças. Confesso que não sou a melhor pessoa para esse tipo de atividade. Odeio ficar parada muito tempo, não tenho paciência, e canso minhas vistas de ficar olhando para a mesma coisa sempre. Mas sei que é um ótimo exercício para o cérebro, já que aperfeiçoa a concentração. Isso é bom, pois até resolvi escrever depois de encaixar algumas peças ali.
          Pensei um pouquinho e cheguei a conclusão que o meu quebra-cabeça e a minha vida tem apenas algumas diferenças. A primeira é que meu quebra-cabeça tem 500 peças, e a minha vida, por enquanto, tem 19. A segunda diferença é que enquanto eu fico horas procurando uma simples peça pra encaixar entre 500 outras, na vida eu demoro 365 dias para construir e desenhar uma peça só.
          Do mesmo jeito que existem diferenças, também percebi semelhanças. Assim como os quebra-cabeças da Grow tem um desenho na caixa para te orientar a montar, Deus é tão perfeito que me fez e me deu um manual para eu saber construir cada pecinha da minha vida. Observo outra semelhança quando perco o foco na montagem e quero parar com tudo o que já fiz até o momento: quero pegar a caixinha, guardar e quando der vontade recomeçar. Na vida às vezes da vontade de parar, jogar tudo pra cima...a diferença é que de vez em quando é preciso recomeçar. Sei também que quando tento colocar uma peça e ela não encaixa perfeitamente, é que aquela peça eu não devo tentar nunca mais. E na vida a gente quebra a cara por cometer os mesmos erros, colorir nossas peças com as mesmas cores, colocar os mesmo desenhos que sabemos que não vai dar certo na peça que estamos construindo. Se a gente espera, uma hora a peça encaixa em algum lugar. Se a gente espera as cores certas vão aparecendo, e a peça vai completando a sua forma para se encaixar às outras já prontas. E assim começa uma nova construção.
          Um quebra-cabeça acaba e a única coisa a se fazer é montá-lo novamente, ou escolher outro pra montar. Uma peça da nossa vida fica pronta, e a gente está preparado para construir a próxima peça que vem por aí. Não se dá um quebra-cabeça de 500 peças para uma criança de 5 anos (até porque as peças são pequenas e aí já viu, né...), do mesmo jeito que não tem graça colocar um quebra-cabeça de 25 peças para um jovem de 21 anos montar. Não devemos tentar construir a 35ª peça da nossa vida, quando ainda precisamos terminar de construir a 19ª e as dezesseis que ainda faltam para chegar na trinta e cinco.

          Pra terminar, vai uma musica do Palavrantiga. Quantas vezes já recomendei eles aqui??
          

          Um beijo nos olhos de vocês!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário